REGULAMENTO
TÍTULO I – Da Premiação
Art. 1° O Prêmio Visão Agro é realizado pela AR Empreendimentos, empresa controladora da Visão Agro, com o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho realizado por empresas, personalidades e unidades produtoras do setor do agronegócio ao longo do ano.
TÍTULO II – Das Categorias
Art. 2° A equipe de profissionais do Prêmio Visão Agro, por meio de critérios técnicos e métricos selecionou dentre as áreas “administrativa, agrícola, industrial” as seguintes categorias conceito.
I – Na área administrativa engloba as seguintes categorias:
- Sustentabilidade
- Gestão Financeira
- Gestão de Pessoas
- Consultoria Agrícola
- Cooperativismo
- Associativismo
- Gestão Comercial
- Geração e Cogeração de Energia
- Líder do Ano
II – Na área agrícola engloba as seguintes categorias:
- Insumos Agrícolas
- Implementos Agrícolas
- Máquinas Agrícolas
- Transporte e Logística
- Agricultura 4.0
- Produtos Químicos
- Geração e Cogeração de Energia
- Sustentabilidade
- Consultoria Agrícola
- Cooperativismo
- Associativismo
- Liderança Agropecuária
- Liderança em Grãos
- Liderança Bioenergética
- Gestão Comercial
- Líder do Ano
III – Na área industrial engloba as seguintes categorias:
- Indústria 4.0
- Equipamentos Industriais
- Engenharia Industrial
- Produtos Químicos
- Sustentabilidade
- Associativismo
- Geração e Cogeração de Energia
- Liderança Bioenergética
- Máquinas Agrícolas
- Líder do Ano
Art. 3° Das quais, foram selecionadas para a votação popular, as seguintes categorias:
- Cooperativismo
- Insumos Agrícolas
- Máquinas Agrícolas
- Indústria 4.0
- Equipamentos Industriais
- Liderança Bioenergética
- Sustentabilidade
- Gestão Agrícola
- Gestão Industrial
- Gestão de Pessoas
- Gestão Financeira
- Gestão Comercial
- Líder do Ano
TÍTULO III – Da Pesquisa
Art. 4º A pesquisa é dividida em duas vertentes: voto técnico (formado por profissionais renomados do agronegócio), e voto popular (voto aberto), que decidirão o vencedor de cada categoria.
Art. 5º Os profissionais da área votarão de acordo com a seu segmento de atuação, como por exemplo, o especialista industrial participará do questionário das categorias industriais (voto técnico) e os internautas (voto popular) farão a votação nas categorias selecionadas pelo site www.premiovisao.com.br. O processo de votação é simples e o votante poderá escolher um vencedor por categoria.
Art. 6º Serão considerados válidos os votos técnicos computados entre 1 de março a 30 de agosto de 2024.
Art. 7° Já o período para votações do júri popular acontece do dia 30 de setembro até o dia 18 de outubro de 2024, às 12h.
Art. 8° O Prêmio Visão Agro se compromete a manter a confidencialidade dos dados de cada votante, assim os votos são sigilosos. Divulgando apenas os vencedores, e a porcentagem, em tempo real, das votações no júri popular.
Art. 9° Os prêmios serão concedidos a instituições, empresas e personalidades mais votadas em cada uma das categorias, segundo cada público (voto técnico e voto popular) avaliadas pela pesquisa.
§ único – Em cada categoria poderá haver até duas vencedoras, sendo uma escolhida através do voto técnico e outra pela votação popular. Portanto, pode haver vitória de um mesmo indicado em ambas as votações, caso esse seja o mais bem ranqueado nas votações (técnica e popular).
Art. 10° A pesquisa das demais categorias é composta por três vertentes (gestores de usinas, votação pública e o comitê gestor), da qual a empresa mais bem colocada no ranking é eleita a grande vencedora do prêmio em sua categoria.
Art. 11. A primeira vertente da pesquisa tem início através do envio de um rigoroso questionário para os gestores das principais usinas e destilarias do país, após respondido retorna para a Visão Agro, onde é verificado as três mais bem colocadas nas determinadas categorias. Inicia-se a segunda vertente com a abertura da votação pública, que é disponibilizada através do site www.premiovisao.com.br, sendo assim, no final do prazo estipulado para a votação, seleciona-se as três mais bem colocadas em suas categorias. Após isso, o comitê gestor do prêmio dá início a terceira e última vertente da pesquisa, onde uma comissão formada pela diretoria da Visão Agro juntamente com empresas parceiras, presidentes de entidades de classe e autoridades ligadas ao setor, definem a melhor empresa de cada categoria.
Art. 12. Após todo o processo de tabulação e levantamento dos resultados de cada etapa da pesquisa, é realizada uma simples conta (1 para 3), onde a empresa que estiver melhor colocada é eleita a grande vencedora, além disso, é convidada a receber a homenagem no evento.
TÍTULO IV – Do Júri Técnico
Art. 13° O júri técnico é composto de convidados renomados do agronegócio que, a critério da Visão Agro, possuem grande conhecimento teórico e prático do cenário internacional do agro, em conjunto a isso será considerado a função que exercem, sendo certo que o voto de cada jurado tem sempre o mesmo peso na votação.
Art. 14. No momento da votação, os jurados são escolhidos de acordo com sua área de atuação, o que refletirá na quantidade de categorias a serem votadas. As opções são: administrativa, agrícola, industrial e melhores usinas.
TÍTULO V – Dos Resultados
Art. 15. Os ganhadores, por categoria, receberão um convite para participarem do jantar de homenagens onde receberão o reconhecimento como vencedores. Maiores detalhes estão previstos no artigo 17.
Art. 16. A O resultado da pesquisa que determina as melhores instituições, empresas e personalidades em âmbito Centro-Sul, será revelada durante o jantar de homenagens denominado “12º Prêmio Visão Agro Centro-Sul” e posteriormente publicada nas plataformas da Visão Agro, bem como no portal www.premiovisao.com.br. Logo após, a pesquisa será reaberta, ocorrendo a inclusão de novos jurados e agora as votações abrangem todo o território nacional, no qual o resultado da pesquisa que determina as melhores instituições, empresas e personalidades de todo o Brasil será revelada durante o jantar de homenagens denominado “21º Prêmio Visão Agro Brasil” e posteriormente publicada nas plataformas da Visão Agro, bem como no portal www.premiovisao.com.br.
TÍTULO VI – Da Cerimônia de Entrega
Art. 17. Os vencedores receberão a homenagem no jantar de premiações, no qual, dentro do âmbito Centro-Sul o evento será realizado na cidade de Piracicaba, estado de São Paulo, denominado “12º Prêmio Visão Agro Centro-Sul”, enquanto em âmbito nacional será realizado o evento denominado “21º Prêmio Visão Agro Brasil”, no dia 04 de dezembro de 2024 na cidade de Ribeirão Preto, estado de São Paulo. No qual, os premiados receberão suas respectivas homenagens.
TÍTULO VII – Das Condições Finais
Art. 18. Em caso de empate de votos em uma mesma categoria no júri popular, será levado em consideração a decisão do júri técnico.
Art. 19. Os resultados decorrentes da pesquisa e divulgados pelo Prêmio Visão Agro, são inquestionáveis e irrecorríveis.
Art. 20. Os vencedores poderão utilizar, para fins de divulgação, o selo do “12º Prêmio Visão Agro Centro-Sul”, para os que ganharem em âmbito Centro-Sul e “21º Prêmio Visão Agro”, para os que ganharem em âmbito nacional, em todos os seus materiais. O logotipo não poderá, em nenhuma circunstância, ter o seu conteúdo, cor ou formato alterados. Para a utilização de qualquer outro logotipo, nome ou material de propriedade do Prêmio Visão Agro, será necessária a autorização prévia da AR Empreendimentos.
Art. 21. A participação no “12º Prêmio Visão Agro Centro-Sul” e/ou “21º Prêmio Visão Agro” implica a aceitação irrestrita deste regulamento.