[Açúcar Caravelas] Prêmio Visão Agro Centro-Sul 2018 reforça otimismo no setor sucroenergético

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter

Mesmo com tantos desafios a serem superados, homenageados destacaram a expectativa positiva com relação ao futuro da agroindústria canavieira.

A unidade de Ariranha da Usina Colombo, unidade produtora do Açúcar Caravelas, foi homenageada como destaque entre as 10 melhores usinas da Região Centro Sul.

A cerimônia de entrega do Prêmio VisãoAgro Centro-Sul 2018 foi marcada pelas manifestações de reconhecimento das externalidades do setor sucroenergético e sua importância como um instrumento para a retomada econômica do país. O evento aconteceu na última terça-feira, dia 24, em Piracicaba, São Paulo, e reuniu um seleto grupo de empresários do segmento, homenageados na ocasião pelo empenho em prol da agroindústria canavieira. Em sua 9ª edição, a premiação foi entregue às personalidades, empresas nas áreas administrativa, agrícola, industrial, e melhores usinas.

“O prêmio Visão Agro Centro-Sul representa muito para mim, principalmente por estar recebendo-o na cidade de Piracicaba, onde eu comecei a trabalhar há 35 anos e onde foi o início da base da Raízen, com a Costa Pinto, usina fundada em 1936, e na qual eu passei a fazer parte, em 1982. É motivo de muito orgulho e de reconhecimento do meu trabalho, como também, a este setor, que é tão sofrido e ao mesmo tempo resiliente, que tem sobrevivido, independente das crises, os altos e baixos, pois o mundo agrobusiness é assim mesmo. Somos otimistas e acreditamos em um futuro melhor para o segmento”, elucidou Pedro Mizutani, presidente do Conselho Administrativo da UNICA, e vice-presidente de Relações Externas e Estratégia da Raízen, laureado na categoria “Homem de Visão”, na oportunidade.

Mizutani falou sobre o futuro do setor sucroenergético na abertura do evento e destacou o seu futuro promissor e o otimismo das empresas envolvidas com a cultura da cana, como a Raízen que também foi agraciada nas categorias “As 10 melhores usinas” ? Região Centro-Sul: Unidade da Barra; “Usina Destaque ? Região Sudeste”: Unidade Costa Pinto e “Lucro Líquido Ajustado”: Grupo Raízen.

Para José Coral, presidente da AFOCAPI e vice-presidente da Coplacana, a premiação é um estímulo relevante. “Para mim, este prêmio individual prova e demonstra que tenho prestado bons serviços na área social, empresarial e tocando com o sistema associativista e cooperativista, então fico muito feliz, entendo como um prêmio muito importante”, afirmou. Opinião compartilhada com Manoel Carlos de Azevedo Ortolan, presidente da Canaoeste e Copercana. “No próximo ano completo 50 anos de formado como engenheiro agrônomo e esse é o tempo que me dedico ao setor sucroenergético, portanto, receber essa homenagem me deixa muito satisfeito. É um estimulo, um incentivo para continuar produzindo junto ao segmento e seguir em frente”, elucidou.

Representantes de usinas também destacaram a representatividade da premiação. “É muito relevante a nossa presença neste evento, pois temos uma relação muito forte com o setor de agronegócio sendo parceiros há pelo menos 25 anos do segmento, desde quando se estabeleceram as primeiras instalações de energia para cogeração no estado de São Paulo” disse Paulo Henrique Squariz, gerente de Relacionamento no Mercado de Varejo da CPFL Brasil, vencedora na categoria “Comercialização de Energia”. De acordo com ele, a participação da biomassa de cana de açúcar na matriz energética deve aumentar nos próximos anos, como já vem ocorrendo.

“Homenageamos personalidades representativas, que contribuíram de forma decisiva para a consolidação do setor sucroenergético, levando a bandeira da agroindústria da cana pelo mundo à fora. Podemos citar o Coral, sempre aberto às mudanças para o crescimento do segmento e um grande incentivador deste prêmio e outros empresários, como o Ortolan e Mizutani, referências em gestão e na luta pelo setor e que neste ano ainda serão os presidentes de honra da Fenasucro 2018, a principal feira da cana. Além desses profissionais exemplares, destacamos aqui o bom resultado de diversas empresas envolvidas com o setor, tais como a CPFL Brasil, uma companhia que acredita no segmento, entre outras que homenageamos nesta edição do prêmio”, afirmou Alex Ramos, presidente da AR Empreendimentos, organizadora do evento. “Agora estamos já nos organizando para a próxima premiação, que terá caráter nacional, o Prêmio Visão Agro Brasil, a ser realizado em dezembro, em Ribeirão Preto”, completou.

Fonte: Açúcar Caravelas

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter