A equipe organizadora do Prêmio Visão Agro Brasil tem a honra
de anunciar o “Troféu Manoel Ortolan” que será entregue na 17ª edição do evento, dia 05 de dezembro. O título será destinado à categoria “Referência em Liderança”, com a finalidade de premiar todos aqueles profissionais que cumpriram com excelência sua função ao longo de anos trabalhando em prol do setor.
Conhecido popularmente como “Maneco”, Manoel Ortolan sempre marcou presença como personalidade ímpar do setor nos eventos organizados pela Visão Agro. Querido por todos, a homenagem é uma forma que o comitê organizador encontrou de eternizar um dos homens mais influentes e qualificados que já esteve presente nas premiações.
Engenheiro agrônomo, empresário e produtor rural, Manoel Carlos Azevedo Ortolan (in memoriam) também foi presidente da Canaoeste e Copercana. Considerado como grande liderança do setor, ao longo de sua trajetória, ocupou diferentes cargos em instituições representativas, sempre construindo ambientes de diálogo em prol do fortalecimento do setor.
Maneco se formou na Esalq/USP (Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz) e iniciou a carreira na área de pesquisa de cana-de-açúcar na Copersucar, atual CTC. Participou da implantação do Pagamento de Cana por Teor de Sacarose (PCTS) nos anos 1980 representando os fornecedores. Presidiu a Organização de Plantadores de Cana da Região do Centro-Sul do Brasil (Orplana) entre 2001 e 2007 e de 2013 a 2016.
Segundo Alex Ramos, idealizador do Prêmio Visão Agro, Maneco representava uma liderança diferente do que se costuma observar no meio do agronegócio. “Ele nasceu para ser líder, sua presença tornava qualquer momento mais rico, era e ainda é impossível encontrar alguém que não gostasse da companhia dele”, conclui o jornalista.
Prêmio Visão Agro Brasil
Criado em 2003, o Prêmio Visão Agro tornou-se um dos principais eventos sociais do setor agroindustrial internacional, reconhecendo pessoas, empresas e instituições que vêm ajudando a estabelecer os padrões de Qualidade e Competitividade deste que é um dos principais segmentos econômicos do país. Ao longo de suas últimas edições, o evento foi prestigiado por um público qualificado, tendo homenageado cerca de mil empresas e 300 personalidades do setor sucroenergético.